sábado, 28 de abril de 2012

O uso do papel reciclado

    "É tempo de reposicionar o papel das empresas no desenvolvimento sustentável. É preciso sair da postura defensiva que reage às ameaças e oportunidades e passar a planejar, agir influenciar ativamente a construção do cenário da sustentabilidade. Não se trata, por exemplo, de avaliar se haverá ou não a precificação de emissões de carbono e como se adaptar à sua ocorrência ou fazer lobby - grupo de pessoas ou organizações que tentam influenciar, aberta ou secretamente, as decisões do poder público em favor de seus interesses. -  para evitar que ocorra. Trata-se, sim, de garantir que esta precificação exista porque é fundamental para sustentabilidade. " Tasso Azevedo é engenheiro florestal, conselheiro do Planeta Sustentável e consultor para Florestas e Clima do Ministério do Meio Ambiente.(Trecho de artigo publicado no Jornal O Globo em 15 de fevereiro de 2012 e  adaptado.)
     Como o papel é responsável por até 40% do fluxo de dejetos sólidos municipais, a reciclagem de papel é uma maneira óbvia e fácil de reduzir o lixo no local de trabalho. Ao reciclar papel e utilizar papel reciclado, poupam-se árvores.A reciclagem de papéis é um processo objetivo e relativamente fácil de ser implementado, que pode ter resultados tanto na redução de gastos quanto para demonstrar o comprometimento da empresa com as práticas de responsabilidade ambiental para os funcionários.  Já são muitas as empresas brasileiras que, conscientes da necessidade de preservação ambiental, passaram a refletir sua responsabilidade social com o uso do papel reciclado em quase tudo.O papel reciclado não garante a sustentabilidade da empresa.Para um ambiente corporativo mais “ecologicamente correto” deve-se:
  • Promover a coleta seletiva;
  • Evitar o uso de descartáveis;
  • Imprimir somente quando necessário;
  • Instalação de sensores de energia;
  • Promover a troca de materiais de escritorios ( utilize lápis com madeira certificada e canetas com componentes que não agridem o meio ambiente);
  • Desligar computadores quando os colaboradores se ausentarem,mesmo que por minutos.
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário